quinta-feira, 1 de agosto de 2013

CORSAN UTILIZA MÉTODO NÃO DESTRUTIVO EM OBRA DE RIO GRANDE


Máquina perfuradora utilizando bentonita
Engº Paulo (empresa contratada) e Engº Hélio (Chefe do Deob/Sul)
Rua Gal.Osório - tubulação de 280mm em PEAD
 

Máquina de solda


Departamento de Obras da SURSUL utiliza método como forma de minimizar o transtorno no trânsito local

Em Rio Grande, a Companhia Riograndense de Saneamento - CORSAN, está investindo mais de 30 milhões em obras de esgotamento sanitário, o que vai passar de 27 para 45 % o índice de cobertura no município, sendo construídos mais de 45 mil metros de redes coletoras, possibilitando a ligação imediata de 5.500 novas ligações de esgoto e disponibilizando o serviços a mais  20 mil habitantes.
Estas obras que resultam em melhor qualidade de vida para a população, em muitas ocasiões também causam transtornos, obstruindo o trânsito local e intervindo da rotina da cidade.
Como forma de minimizar estes transtornos, a companhia está utilizando o Método Não Destrutivo – MND, com perfuração horizontal direcional, que consiste em fazer a instalação da tubulação nova com reduzido impacto no ambiente urbano. Um dos principais cuidados para a execução dessa solução é conhecer o cadastro das redes existentes, fazer o mapeamento e sondagens prévias para a confirmação das interferências estudo de solo e topografia, a fim de definir a profundidade da instalação. Cabe salientar que este método não se aplica para todas as novas redes de esgoto que se deseja construir, sendo adotado principalmente para travessias de rodovias, ferrovias, redes profundas e principalmente redes que não necessitem de instalações de ramais prediais. Veja detalhe da instalação:
Ilustração do método - MND
Descrição da instalação
Perfuração piloto - inicialmente é executada a perfuração piloto. O diâmetro, que obedece o tamanho da cabeça de perfuração equipamento, varia geralmente entre 2" e 12" (polegadas). A velocidade de perfuração depende do tamanho do equipamento, tipo de solo e diâmetro e tipo da tubulação a ser inserida.
Equipamento de perfuração - é composto por cabeça de perfuração em formato de cunha, hastes de perfuração flexíveis rosqueadas umas nas outras, com 4,5 m de comprimento. Durante a perfuração as hastes são inseridas no solo até a extensão necessária.
Monitoramento - a cabeça de perfuração conta com transmissor que emite sinais para o receptor na superfície. Esse sistema é responsável pelas informações de profundidade, direção e inclinação da cabeça de perfuração. Assim, é possível acertar o direcionamento da perfuração ao longo do trajeto.
 Alargamento - para puxar a tubulação é necessário aumentar o orifício entre 1,25 e 1,5 vezes o diâmetro da tubulação a ser instalada. diâmetro. Para o alargamento, retira-se a cabeça de perfuração e engata-se o alargador na haste de perfuração da máquina, além de equipamento para puxar a tubulação.
5 A Tubulação utilizada é  PEAD (polietileno de alta densidade).
6 Acessórios - além do equipamento de perfuração, do localizador e do transmissor, um sistema de mistura de fluidos resfria o transmissor, mantém o furo aberto e retirada parte do material resultante da perfuração. O fluído é composto por bentonita e polímeros adicionados à água.

“Após concluído, este trecho de tubulação servirá principalmente para eliminarmos duas estações elevatórias antigas,com isto suprimimos dois conjuntos motor-bomba e gastos com energia elétrica e manutenção”, afirma o Engº Hélio Alvarez, chefe do Departamento de Obras da Superintendência da Região Sul.
A obra que a CORSAN está executando na rua General Osório consiste da instalação de cerca de 400 m de tubulação em PEAD com 28 cm de diâmetro externo. Após a etapa de instalação da tubulação em PEAD deverão ser construídos novos poços de visita, para futuras limpezas da rede. Os poços de visita serão construídos afastados entre  100 e 120 m de distância.
Para o superintendente regional Ricardo Freitas, “ a utilização deste tipo de tecnologia, demonstra a preocupação da Corsan em não causar transtornos à rotina da cidade e o respeito à população
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário