sexta-feira, 18 de julho de 2014

MAIS ÁGUA EM RIO GRANDE





 
Moradores da Rua Alan Kardec, no Bairro Navegantes receberam novas ligações de água
A Companhia Riograndense de Saneamento – CORSAN, realizou no dia de ontem,16/07,uma verdadeira “operação concentrada” na Rua Alan Kardec, onde mais de 40 famílias receberam novas ligações de água de qualidade em um trabalho conjunto de mais de cinco equipes de funcionários da Companhia. As ligações anteriores eram clandestinas através de várias derivações irregulares, o que não resultavam em uma pressão de água adequada e com faltas frequentes de abastecimento, que não era regularizado por ser uma área de ocupação.
 Esforço conjunto para universalizar o abastecimento de água
Com o objetivo de sanear definitivamente aquela localidade e no entendimento de que água é um direito universal de todos, a Prefeitura Municipal e a Companhia realizaram uma reunião e definiram implantar um abastecimento de qualidade nesta e em outras áreas da cidade que estão nas mesmas condições.
Foram estendidos 120 metros de rede em PVC DN 50, beneficiando aproximadamente 40 famílias.
Rodeados por moradores, principalmente as crianças, os funcionários da Corsan trabalharam até altas horas da madrugada para deixarem todas as residências com a água ligada, inclusive os ramais domiciliares.
Moradora da Rua há mais de 20 anos, Dona Margarete era só sorrisos “moramos aqui há muito tempo e sempre recebemos um não, agora estamos realizando um sonho”.  
 
Para o superintendente regional Ricardo Freitas esta ação deixa todos da companhia muito orgulhosos. ” Numa ação integrada com a Prefeitura Municipal, estamos resolvendo problemas históricos de falta de abastecimento de água em locais pontuais do município que tem problemas de regularização de área, mas que já estão consolidados e a missão principal da Corsan é o seu caráter social”
 
Segundo o prefeito Alexandre Lindenmeyer: “entendemos que o acesso à água potável é uma demanda de interesse público, evidenciada na área da Saúde”. Afirmou, ainda, que a parceria com a CORSAN garantiu além da implantação da rede de água a possibilidade das pessoas garantirem melhores condições de vida, dignidade e respeito à moradia.
 
A líder comunitária e moradora da localidade, há cerca de 20 anos, e também delegada do Orçamento Participativo Popular (OPP), Margarete S. de Melo, explica: “essa reivindicação é antiga e já havíamos repassado através de abaixo-assinado para os gestores anteriores, porém não obtivemos sucesso”. A mesma agradeceu a iniciativa da Prefeitura em conjunto com a CORSAN.
Além disso, Margarete continuou argumentando que: “água além de simbolizar a vida vai ao encontro dos anseios comunitários, como nas tarefas do dia a dia e no exercício regular dos direitos básicos de cada morador, não esquecendo, é claro, que sempre recebemos um NÃO, mas agora realizamos um sonho”.  Ela novamente parabenizou o executivo e a CORSAN pela execução do projeto, o qual foi finalizado na madrugada do dia 17. 
 
Claudiene Pereira da Silva, moradora da comunidade, por volta de 18 anos, encontra-se muito feliz porque sente-se uma verdadeira cidadã por ter seus direitos alcançados. Ela afirmou que, mesmo a reivindicação sendo antiga agora ela está no passado e poderá viver com dignidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário